Conheça Irauçuba

Seu nome de origem indígena e significa amizade ou meu de abelha. Sua denominação original era Cacimba do Meio e posteriormente Irauçuba. Teve sua emancipação política (desmembrando-se do Município de Itapajé) em 20 de Maio de 1957.

O município localiza-se em uma porção do Semiárido Nordestino /Brasileiro. Região situada a Noroeste do Estado do Ceará, que abrange a Folha Irauçuba (SA.24-Y-D-V), localizada a 150 km de Fortaleza (capital), delimitada pelos meridianos 39°30′ e 40°00′ W e pelos paralelos 3°30′ e 4°00’ S. Sendo que este faz parte do Núcleo de desertificação que compreende os municípios de Forquilha e Sobral, totalizando uma área de 4.000 km².

FONTE: MOTA (2009)

Esta dividido em 5 Distritos: Missí, Coité, Boa Vista, Juá e Irauçuba(Sede). Possui Clima Tropical quente semiárido com pluviometria média de 539 mm, com chuvas concentradas de janeiro à abril. Irauçuba apresenta uma das menores pluviometrias médias do estado. Sua vegetação é Caatinga. Atividades econômicas praticadas são a Agricultura, pecuária de subsistência, com a criação de gado leiteiro, suínos, caprinos e ovinos e também o artesanato local, com a confecção de redes e bordados. Irauçuba hoje é conhecida como a capital cearence da Rede.
Irauçuba fica a 150 Km da capital Cearense, tendo seu aceso pela BR 222 e faz limites com os municipio; Norte com Miraima; Leste com Itapajé e Tejuçuoca; Oeste com Sobral e ao Sul com canindé e Santa Quitéria. Possui uma área territorial de 1.461,22 Km² e uma população estimada em 22.068 habitantes.